Leading with Trust

Um administrador executivo (CEO) depara-se diariamente com a difícil tarefa de enfrentar os desafios que vão surgindo na sua empresa, nomeadamente situações dilemáticas, insatisfatórias ou irresolúveis. Consequentemente, torna-se muitas vezes problemático conquistar a confiança de eventuais investidores. Ora, onde não há investimento, não lucro.

Este artigo apresenta-lhe algumas sugestões para que se possa tornar num bom líder e, dessa forma, mais apto a gerir a sua empresa. A confiança é o caminho para o sucesso.
1. Quanto maior a confiança no líder, maior o sucesso da empresa (Leading with Trust)
2. Como é que um líder ganha a confiança dos possíveis investidores? (The Big Idea)
3. Dimensões éticas e morais de que um líder deve dispor: legitimidade, competência, motivação, responsabilidade e eficiência.

As empresas optam por administradores executivos (CEOs) com uma autoridade singular capaz de atrair grandes investimentos e de fazer escolhas difíceis. Contudo, o poder destes líderes depende essencialmente do ganho de interesse por parte dos investidores. Isto é, depende em grande parte da confiança dos investidores. Quando os líderes não sabem conquistar ou quebram essa confiança, são automaticamente menosprezados. Tal é o caso de Travis Kalanick cujo seu comportamento ousado e, por vezes, inapropriado, colocava em causa a sua legitimidade.

Kalanick foi acusado de ocasionar na sua empresa um ambiente tóxico que, despoletando uma revolta de acionistas, o levara a renunciar o seu cargo. Travis Kalanick não é um caso isolado. Uma recente análise da PwC demonstrou que em 2018 vários administradores executivos foram despedidos devido a lapsos éticos e não, ao contrário do que muitos possam pensar, questões financeiras, como baixo rendimento, ou devido a conflitos com o próprio conselho administrativo.

Convidamo-lo a ler o artigo publicado na revista Harvard Business Review, da autoria das professoras Sandra J. Sucher e Shalene Gupta:
https://hbr.org/2019/07/leading-with-trust

Categoria: Blog, Notícias.