Autoridade da Concorrência revela prioridades para 2018

16.º Encontro de Gestores do FAE

A Presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Margarida Matos Rosa, foi a convidada do 16º Encontro de Gestores, promovido pelo Fórum dos Administradores e Gestores de Empresas (FAE), onde apresentou as prioridades de atuação da AdC para o ano em curso.

A responsável da Autoridade da Concorrência destacou a importância do combate ao conluio na contratação pública. O objetivo é “chegar às entidades contratantes do setor público e a toda a cadeia que controla esse processo de adjudicação, dando-lhes pistas para identificar situações em que há conluio”, sublinhou.

Margarida Matos Rosa considera importante a entrada de novos modelos de negócio no mercado português, desde que precedidos pelo estabelecimento de regras de concorrência mais flexíveis.

Referindo-se ao caso específico da Uber, encara a sua entrada no mercado como positiva para todos, mas defende que é necessário criar condições jurídicas para tal.

Numa sessão moderada por Luís Filipe Pereira, presidente do FAE, a responsável pela AdC afirmou ainda que estará atenta à concorrência nos setores que beneficiam da inovação digital, alertando para barreiras tecnológicas que possam impedir a entrada de novos concorrentes ou falsear a concorrência em diferentes mercados.

Posted in Notícias and tagged , , , , .