AESE Business School vence Prémio Caso de Estudo FAE/EDP 2016

AESE foi a grande vencedora da edição 2016 do Prémio de Caso de Estudo FAE/EDP, com um trabalho dedicado à empresa de calçado Ecco Shoes.

A equipa de autores composta por José Ramalho Fontes e José Macedo  baseou a análise no abandono e retorno do investimento da ECCO Shoes em Portugal e do sucesso que esta decisão estratégica tem trazido à empresa. Para além do reconhecimento entre pares, a dupla vencedora recebeu também o valor de 10 mil euros reservados ao prémio final.

Para José Ramalho Fontes, este caso ilustra o trabalho de valorização dos técnicos e a orientação para o consumidor que tem norteado a estratégia de desenvolvimento da ECCO.

As outras instituições finalistas foram a NOVA – School of Business & Economics, a Universidade Católica – Lisboa e o ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão que receberam todas uma menção honrosa e 3 mil euros .

A internacionalização das marcas corporativas, a importância conferida ao processo de criação de valor e a movimentação no mercado de capitais sustentaram os temas dos restantes trabalhos ,que versavam sobre empresas como Brisa, Sumol/Compal, Amanhecer e Deimos.

A terceira edição desta iniciativa resulta de uma organização entre o Fórum de Administradores e Gestores de Empresas (FAE) e EDP – Energias de Portugal com o objetivo de promover a investigação de casos reais de empresas portuguesas, estimulando o saber académico na área de gestão, marketing e economia.

Além do enriquecimento pessoal dos participantes, este prémio tem permitido o desenvolvimento da investigação em meio académico e a construção de narrativas baseadas na realidade empresarial portuguesa.

O projeto tem permitido às business schools nacionais reunir um espólio significativo de materiais pedagógicos, criando condições para formação de gestores mais capazes, aumentar a capacidade de resposta das empresas e construir uma economia mais competitiva.

Categoria: Notícias.